Grupo formado por três engenheiros sensíveis e um arquitecto sensível.Pretendemos pôr os nossos conhecimentos ao serviço dos outros. Contactem-nos.Aceitam-se sugestões, críticas e sobretudo novas ideias.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Engenharia sensível

Engenharia sensível

O que é?

- É uma engenharia que tem em conta as questões ambientais, a defesa das soluções respeitadoras do ambiente, do conforto humano – não a qualquer preço.

Pode-se viver bem sem gastar energia eléctrica em excesso, sem destruir a natureza à nossa volta, sem poluir com resíduos, sem fazer ruído, sem provocar perturbações electromagnéticas nocivas, etc. Porquê duas pessoas, cada uma em sua casa em frente a um computador num jogo de vídeo, quando seria mais “razoável” procurarem companhia e duas pessoas jogarem uma com a outra.

Porquê fabricar automóveis de dão velocidades de 250 km/hora, em países onde a lei só permite uma velocidade máxima de 120 km/hora?

Engenharia sensível é utilizar os meios tecnológicos para contribuir para o bem-estar humano e não para criar bens inúteis que precisam de ser eliminados pouco depois, ou mesmo antes de serem usados.

Engenharia sensível é ainda manter e respeitar o que estava bem no passado (tecnologias e materiais), e não mudar apenas por ser “moda”, mais “bonito”, ou simplesmente “novidade”. Engenharia sensível é utilizar a ciência e tecnologia com nexo.

ES é isto e muito mais, que será explicado a pouco e pouco.

Sem comentários: